Momento Materno

Os pés são asas que através da música levam o corpo que dança, para lugares que a alma se encanta. (Josélia S. G.)

sábado, 18 de agosto de 2012

Danças Circulares

As DCS surgiram através de Bernard Wosien, bailarino e coreógrafo a partir de sua pesquisa acerca das antigas danças folclóricas e tradicionais e seus simbolismos e significados e em 1976, na fundação Findorhn, no norte da Escócia, a tradição da dança sagrada começou ser disseminada para o mundo inteiro. 
 
As Danças Circulares Sagradas são danças folclóricas de todos os povos, tradicionais ou contemporâneas. Uma de suas características é a universalidade. Seu repertório abrange danças de todos os lugares e de todas as épocas possíveis. 
 
As DCS nada tem a ver com religião. São Sagradas por que expressam e nos fazem lembrar e experimentar a sabedoria da alma dos povos e os conteúdos primordiais de nossa própria alma. A palavra"Sagrada" é para fazer lembrar que as danças não são apenas uma atividade física, mas um envolvimento dos corpos mental e emocional e onde se canaliza energia de cura para si, para os outros e para o planeta.
 
Além de propiciar a cultura e tradição das danças de outros povos, busca a inclusão, espontaneidade, harmonização, confiança, alegria, sentimento de bem estar em todos os níveis, cooperação, união, sensibilização, organização, raciocínio, atenção, memória, ritmo, musicalidade, saúde, consciência corporal, equilíbrio entre outros, o que faz com que os participantes sintam uma incrível paz interior promovendo uma mudança renovadora de pensamentos, intenções e atitudes positivas.
 
Nas aulas há uma simbologia na posição das mãos que permite o fluxo de energia circular por todos os participantes da roda, conectados ao ritmo do coração. No círculo somos todos iguais. As DC não são danças competitivas e sim cooperativas, sendo esta uma das diferenças de uma aula de dança comum.
 
Todos podem participar das aulas de Dança Circular. Não existe limite de idade. 
Se tu podes mexer alguma parte do teu corpo então tu podes dançar.
 
Não há restrições e nem contra-indicações. A pessoa precisa vivenciar para saber o que é uma aula de dança circular.
 
 
http://www.cirandaterapiagirassoldancascirculares.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso endereço